22.1.09

[ arquitetura - residência unifamiliar

Projeto de uma residência unifamiliar com programa arquitêtonico complexo devido principalmente a grande diversidade de seus moradores.

O programa foi criado a partir dos perfis traçados dos ocupantes, um casal com dois filhos, um adolescente e uma mãe solteira, um idoso e um deficiente físico. Sendo que o pai exerce a atividade de advocacia na residência.

Diante desses requisitos foram dividos as áreas da residencia em social e privada de forma bem nítida. A área privada acontece no mesmo nível da garagem e entrada principal da residência, onde fora locados os dormitórios e banheiros, já a área social se desenvolve em um bloco com desnivel de 1m em relação a entrada sendo a interligação dos dois feitos por rampa e separados por um jardim. Nesse bloco se localizam o escritório, lavabo, sala de estar, jantar, cozinha e serviços.

Os dormitórios foram dispostos seguindo como principio para a escolha de seus ocupantes a menor distância em relação a entrada principal. O dormitório com menor distância foi projetado e destinado ao deficiente, o seguite ao idoso, ao adolescente, a mãe e ao casal, nesta ordem.

Toda a residência foi pensada segundo os conceitos de desenho universal podendo assim ser acessivel a todos.

Projeto realizado no curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas - Poços de Caldas na disciplina de Projeto III, em junho de 2005
















Nenhum comentário:

Postar um comentário